segunda-feira, 4 de maio de 2009

O que é a energia geotérmica?


A energia geotérmica é aquela que é obtida a partir do calor proveniente da Terra, mais precisamente do seu interior. Devido a necessidade de se obter energia eléctrica mais limpa e em quantidades cada vez maiores, foi desenvolvido um modo de aproveitar esse calor para a geração de electricidade.
Vantagens: São impactos ambientais moderados em comparação com os combustíveis fósseis; elevada eficiência energética em zonas de grande potencial geotérmico.
Desvantagens: Apesar de ter muitas vantagens também tem algumas desvantagens como por exemplo: o odor desagradável e as propriedades nocivas do ácido sulfídrico. Nos casos onde a concentração deste ácido é relativamente baixa, o cheiro do gás causa náuseas. Em concentrações mais altas pode causar sérios problemas de saúde.

Texto elaborado por:
Carmo Cunha
Torcato Amorim
Fátima Amorim
Helena Barros

O que é a energia eólica?


A energia dos ventos pode ser convertida em electricidade através de turbinas eólicas. Essas turbinas têm a forma de um catavento ou um moinho. Precisam agrupar-se em parques eólicos concentrações de aerogeradores, necessários para que a produção de energia se torne rentável.
Vantagens: Não emite gases poluentes nem gera resíduos; Diminui a emissão de gases de efeito de estufa ( G E E ); A energia eólica é hoje considerada uma das mais promissoras fontes naturais de energia, principalmente porque é renovável, ou seja, não se esgota.
Desvantagens: Nem sempre o vento sopra quando a electricidade é necessária, tornando-se difícil a integração da sua produção no programa de exploração.
Curiosidades: No ano passado a energia eólica produziu 11 por centro da electricidade em Portugal. Em 2000, não ia além de 0,4 por cento…

Texto elaborado por:
Florinda Lobo
Augusta Lobo
Teresa Rocha
Américo Sousa

O que é a energia solar?


A Energia Solar atinge uma superfície escura e é transformada em calor, que aquecerá uma quantidade de água. Esse princípio é muito utilizado em paineis solares.
A energia solar atinge uma célula fotovoltaica criando electricidade. A conversão a partir de células fotovoltaicas é classificada como directa, que significa que há apenas uma transformação para fazer da energia solar um tipo de energia utilizada pelo homem.
Vantagens: É uma energia ecológica não poluente e de baixo custo.
Desvantagens: Esta energia é viável num pais com muito sol. Se o pais não tiver sol não será viável visto que o custo será muito elevado.
Curiosidades: A energia solar é uma forma limpa e ecologicamente correcta pois não agride o meio ambiente. Além disso uma alternativa de baixo custo que apresenta muitas vantagens na cidade e no campo. Por exemplo, aquece as estufas fazendo com que as flores cresçam.
Portugal e um dos países europeus com mais exposição solar, o que faz com que seja um dos mais desejáveis para esta exploração.

Texto elaborado por:
Susana Sá
Carmo Gomes
Fernanda Magalhães
Madalena Domingues